22.10.09

Martin Luther King



Você sabia...

Que, a indignação é um dos traços mais espontâneos que caracteriza os movimentos transformadores, seja por meio de ações organizadas ou gestos altruístas.

No intuito de fortalecer a identidade étnica dos imigrantes negros, que Martin Luther King, personagem mais jovem a ganhar o Nobel da Paz, por ter sido realmente leal aos princípios da luta pacífica, organizou passeatas e deslocou as massas, em prol das expectativas imanentes, nascidas de um legítimo desejo de liberdade.
Pastor da igreja batista, pai de quatro filhos e bacharel em sociologia, Luther King pregava a fraternidade como um elo comum aos diversos povos, sem fazer distinção de raça, cor ou gênero, pressentia a justiça como sinônimo de igualdade, amor e coragem. A dignidade de sua pessoa fez com que a luta não fosse simplesmente traçada no plano ideológico, mas no sentido prático, de emancipar os seus de uma constituição infundada.
Leis segregacionistas mantinham em cativeiro o preconceito, pois que outorgavam aos brancos o direito de limitar aos negros o acesso, e assim restaurantes, bares, e outros lugares públicos eram, na década de 60, cenários com acesso restrito, o que representava esta segregação.
Nos Estados Unidos de então, era difícil para o negro se desvencilhar de um poder opressor em que as leis justificavam preconceitos. Isto passou a incomodar Martin Luther King, pois que não entendia como seus filhos podiam ser discriminados, numa sociedade democrática, em que foram justamente os negros, parte indispensável de sua construção, econômica, social, política e cultural.
Aclamado por muitos, Martin Luther King é até hoje uma personalidade memorável, encontrou na injustiça um dos motivos para lutar, em prol de uma sociedade, onde a justiça racial fosse tida como uma necessidade. No dia 04 de abril de 1968, foi morto, mas deixou para posteridade uma vida de lutas e a marca da sua dignidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário