22.10.09

Aquecimento global

Você sabia...


Que, os países que mais consomem, são também os que mais produzem, e por isto demandam a maior parte de energia, gastam com eletricidade, para manter os motores e a estrutura que engloba a produção em massa, a todo vapor.
Ao contrário do que a publicidade prega, consumo não é sinal de qualidade de vida, por uma razão muito simples, a indústria é em grande parte responsável, pela emissão de gases que afetam diretamente a vida no planeta.
Conforme desgastamos os recursos, na tentativa descontrolada de sanar a demanda por energia, para produzir os recipientes manufaturados, a emissão de dióxido de carbono, proveniente da indústria, não permite que o calor se evapore e retém na atmosféra, os efeitos do aquecimento, gerado por este excesso de energia.
Usinas elétricas a carvão produzem 1/4 das 25 bilhões de toneladas de dióxidos de carbono liberadas anualmente.
Estados Unidos, Rússia, China e Índia, estão no topo dos maiores poluidores.
O Brasil está muito bem colocado, 90% de sua energia provêm de hidrelétricas, e depende dos níveis de reservatórios de água, para seu bom funcionamento. Assim quando se economiza luz, se economiza também, água e vice-versa.
Depois do carvão, o segundo maior poluente é o petróleo, e novamente Europa, EUA e China, seus principais consumidores. Enquanto nós, menos ricos é verdade, não dependemos tanto assim de seus principais exportadores, Irã, Iraque, Venezuela e África, somos ainda responsáveis, pela maior produção de etanol no mundo, combustível naturalmente adequado aos padrões internacionais.
Depois da Indústria e do transporte, são as residências, o maior responsável pela emissão de gás carbônico na atmosfera. No Reino Unido 40 milhões de toneladas de gás carbônico são lançados por ano pelas casas. Por esta razão são propostos, que os conjuntos habitacionais sejam munidos de tecnologia limpa, para garantir o desenvolvimento sustentável das cidades. Casas abastecidas por energia solar ou projetos feitos com aço reutilizado e madeira de reflorestamento poupam em até 90% a energia de conjuntos habitacionais.

A emissão de gases, que causam o efeito estufa é o alerta de que o aquecimento global se tornou uma ameaça, e que só pode ser controlado, se houver por parte do governo e da sociedade, empenho em criar fontes de energia renováveis e um pouco de consciência no ato de consumir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário