13.3.09

Getúlio Vargas


Você sabia...

Que Getúlio Vargas, foi o presidente que ficou mais tempo no poder?
Getúlio Vargas governou duas vezes, de 4 formas diferentes. Na primeira, ele ocupou o Palácio do Catete (a capital do país era o Rio de Janeiro) por 15 anos seguidos. Nesse período, foi chefe do governo provisório, presidente eleito pela Assembléia Constituinte e ditador. Chamado de populista por fazer concessões aos trabalhadores. Vargas voltou ao poder anos depois pelo voto popular. Mas se matou antes de completar o mandato.

Entenda melhor todas as fases do presidente mais polêmico do Brasil.

De 1930 a 1934
No poder: assume o governo provisório depois que os militares praticamente obrigaram o presidente Washington Luís a largar o cargo. Na cadeira de presidente, Getúlio fecha o congresso, manda os governantes para casa e nomeia interventores, que apenas obedecem suas ordens. A contituição de 1891 é revogada e Getúlio passa a governar por decretos.
Agradou: trabalhadores, felizes com a criação da carteira profissional e de regras para o trabalho de mulheres e adolescentes. E os industriais, favorecidos pela onda nacionalista de Getúlio.
Desagradou: a elite paulista, que via seu poder escorrer pelo ralo. Ela tentou dar a volta por cima com a Revolução de 1932, mas não deu certo.

De 1934 a 1937
No poder: é eleito presidente pela Assembléia Constituinte, formada por deputados escolhidos especialmente para escrever a nova Constituição. Segundo ela, o presidente governaria por apenas 4 anos. Mas, no fim de 1937, Vargas, inspirado pelos regimes autoritários que rolavam pelo mundo, pára tudo, fecha o Congresso e elabora outra Constituição. Aí começa o Estado Novo.
Agradou: basicamente os conservadores, como os integralistas (a extrema-direita com tendências fascistas), a igreja, os latifundiários e os industriais, que continuavam se dando bem com a política nacionalista do presidente.
Desagradou: a esquerda, que estava insatisfeita com o rumo do governo. Os comunistas chegaram até a articular um golpe para derrubá-lo. Também fracassaram.

De 1937 a 1945
No poder: no Estado Novo, que na verdade era uma ditadura, não havia Congresso nem governos estaduais. Tudo era decidido por decreto. Deu certo por 8 anos, mas, com o fim da 2º Guerra Mundial, cresce a pressão, pela redemocratização e Getúlio acaba sendo traído pelos que se diziam seus aliados: os militares.
Agradou: militares e setores conservadores, que de início deram apoio ao novo regime. Além dos trabalhadores, que se beneficiaram com as novas leis trabalhistas.
Desagradou: integralistas, que estavam crentes que conseguiriam bons cargos no novo governo e se sentiram traídos pelo presidente, e todos os que não apoiavam a ditadura.

De 1951 a 1954
No poder: depois de 6 anos longe do trono, Getúlio volta com força total, eleito pelo povo com 48,7% dos votos. Nacionalista, bate de frente com o capital externo, representado pela União Democrática Nacional (UDN). Nesse embate, perde aliados e acaba não resistindo à pressão: no dia 24 de agosto de 1954, ele se mata.
Agradou: nacionalistas, felizes com a criação da Petrobras. Em 1953, reconquista a simpatia dos trabalhadores, que tiveram aumento de 100% no salário.
Desagradou: quase todo mundo. Os trabalhadores se revoltaram com a inflação crescente, o capital externo odiava a expansão da indústria nacional e a burguesia, sentindo-se prejudicada, passa a defender o capital estrangeiro.

5 comentários:

  1. Poxa..complicada essa época da ditadura..não é mesmo?!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Achei o eu prescisava!Obrigada
    beijins

    ResponderExcluir
  3. Po me fala o que getulio vargas fez de ruim, que prejudicou pessoas ??

    ResponderExcluir
  4. Getúlio com o poder subindo a cabeça foi ditador pela força e acabou com a constituição no Brasil, qualquer ditadura é condenável

    ResponderExcluir
  5. Getulio foi o presidente que mais tempo ficou no poder e durante esse tempo de 15 anos foi muito importante para a economia do Brasil pois foi durante seu governo que criaram a petrobrás.

    ResponderExcluir